Juntos pela Diversidade

Home/Notícias/Juntos pela Diversidade

Projeto do Colégio Santa Dorotéia, em parceria com o CENSA, fomenta alunos a conviverem com as diferenças.

projeto-colegio-santa-doroteia-censa-diversidadeConviver com aquele que é diferente e ter empatia por ele, esse é o convite que o colégio Santa Dorotéia fez aos seus alunos do 1° ano do ensino médio. Batizado de “Dia de Formação”, o projeto que valoriza a diversidade, acontece em parceria com o CENSA desde de 2014.

A ação promove o contato entre os alunos do Colégio Santa Dorotéia e os alunos do programa de jovens e adultos (EJA), com deficiência intelectual do CENSA. O projeto tem como objetivo desenvolver nos estudantes, alteridade e apreço pelas pessoas e trabalhar a convivência com o diferente, sobretudo, com aqueles que precisam de cuidados   especiais.

Para Corina Alves, psicóloga do CENSA, a possibilidade de trocas e interações proporcionadas pelo projeto são de grande valia para os alunos da instituição: “Ações como essa auxiliam na interação social e na troca afetiva, que é tão importante para nos sentirmos amados, aceitos e participantes de um grupo” explica a psicóloga.

No projeto os estudantes do Colégio Santa Dorotéia passam uma manhã no CENSA junto com os alunos da instituição. Para o dia são preparadas oficinas de arte, dança e jogos. Para Iris Queiros, professora e agente de pastoral educacional do Santa Dorotéia, o “Dia de Formação”, é uma oportunidade de interação muito importante para a vida dos alunos: “O objetivo principal do projeto é educar o olhar do nosso estudante para perceber as pessoas que muitas vezes ficam invisíveis para a sociedade. A troca e a convivência os ensinam a respeitar as diferenças” explica Iris.

Natália Costa, psicóloga e diretora do Censa, aponta o importante papel da escola no desenvolvimento integral do indivíduo, priorizando a formação de cidadãos capazes de conviver com as diferenças, abertos à diversidade, em um mundo globalizado. “Os benefícios desse projeto são mútuos, gerando uma via de mão dupla, onde o desenvolvimento de habilidades sociais ocorre na prática, no encontro genuíno de realidades diferentes, contudo, não muito distantes”.

beatriz-mol-santa-doroteia

“Conviver com os educandos do Censa me fez perceber que eles possuem sentimentos, vontades, dificuldades e sonhos como todos nós. A oportunidade de conviver com a diversidade nos ajuda a entender melhor o mundo”.

Beatriz Mol, 15 anos, Aluna do Colégio Santa Dorotéia

ana-marotta-santa-doroteia

“Eu gostei muito das diferentes formas de interação proporcionadas pelo projeto entre o Censa e o Santa Dorotéia. Com os educandos da instituição eu aprendi a valorizar mais as coisas simples e pequenas da vida. Eles são transparentes, puros, sinceros e verdadeiramente felizes”.

Ana Paula Marotta, 15 anos, aluna do Colégio Santa Dorotéia

julia-trindade-santa-doroteia

“Conviver com a diversidade me faz muito bem. No Censa eu percebi que apesar das deficiências e limitações os educandos são respeitados em suas individualidades”.

Júlia Trindade, 16 anos, aluna do Colégio Santa Dorotéia

gustavo-soares-censa

“Acho legal a visita do Santa Dorotéia, os alunos são muito educados e gentis. Gosto dos momentos de música e de lanchar junto com eles”

Gustavo Soares, 47 anos, aluno do Censa

2016-07--juntos-pela-diversidade-6

“Os alunos do Santa Dorotéia são divertidos e animados. Gosto muito quando eles tocam violão e conversamos sobre vários assuntos”.

Juliano Otto, 44 anos, aluno do Censa

2016-07--juntos-pela-diversidade-7

“Eu gosto muito de dançar e jogar bola com meninos do Santa Dorotéia. Adoro ensinar eles a fazerem palhacinhos de pano, eles aprendem comigo”

Wagner Oliveira, 20 anos, aluno do Censa

 

25 de julho de 2016|0 Comments

Leave A Comment